O povoamento da região surgiu a partir da feira livre instalada à sombra de uma frondosa árvore por Jerônimo de Albuquerque Melo, João da Silva Pessoa e José Joaquim do Espírito Santo. Posteriormente foi construída uma capela em homenagem a São Vicente Férrer.

Lei Provincial 527 de 4 de fevereiro de 1862 cria a freguesia de Cruangy na Comarca de Nazaré.[7]
Lei Provincial 581 de 30 de abril de 1854 muda a denominação da freguesia de Cruangy para São Vicente.[7]
Lei Estadual 991 de 1 de julho de 1909 eleva o distrito de São Vicente à categoria de vila.[7]
Lei 1931 de 11 de setembro de 1928 cria o município de São Vicente, constituído pelo distrito de São Vicente, o distrito de Macapá, desmembrado do município de Timbaúba, e parte do distrito de São José do Siriji, desmembrado do município de Bom Jardim.[7]
Decreto Estadual 57 de 21 de abril de 1931 transfere para Macapá a sede e a denominação do município.[7]
Decreto-lei Estadual 235 de 9 de dezembro de 1938 muda a denominação de São Vicente para Manoel Borba.[7]
Decreto-lei Estadual 952 de 31 de dezembro de 1943 muda e dominação do município para Macaparana.[7]
Lei Estadual 1818 de 29 de dezembro de 1953 recria o município, agora com a denominação de São Vicente Férrer, com o território dos distritos de Manoel Borba e Siriji.[7]

Geografia
Relevo

O município de São Vicente Férrer localiza-se na unidade geo ambiental do Planalto da Borborema, formada por maciços e outeiros altos, com altitude entre 650 a 1.000 metros. O relevo é movimentado, com vales profundos e estreitos dissecados.

Os solos variam com a altitude:

Superfícies suaves onduladas a onduladas: ocorrem os Planossolos, e profundidade média, fortemente drenados, ácidos a moderadamente ácidos e fertilidade natural média; ocorrem também os solos Podzólicos, profundos, de textura argilosa e fertilidade natural média a alta.
Elevações: ocorrem os solos Litólicos,rasos, de textura argilosa e fertilidade natural média.
Vales dos rios e riachos: ocorrem os Planossolos, medianamente profundos, imperfeitamente drenados, textura média/argilosa, moderadamente ácidos, fertilidade natural alta e problemas de sais.

Ocorrem ainda afloramentos de rochas.

Vegetação

A vegetação nativa é típica do agreste: Florestas Subcaducifólica e Caducifólica.

Hidrografia

O município de São Vicente Férrer encontra-se inserido nos domínios da Bacia Hidrográfica do Rio Goiana, tendo dois rios importantes, o Rio Siriji como principal cortando uma parte do município e o Rio Capibaribe Mirim.
Clima

Clima tropical, com temperatura média anual em torno dos 24 °C e índice pluviométrico de aproximadamente 1 075 milímetros por ano, concentrados nos meses de inverno.[8]